Por que escolhi TOEFL Home Edition?

Todos os novos estudantes perguntam a mesma coisa na primeira reunião. A dúvida é, se é melhor fazer o teste TOEFL em casa ou em um centro de testes. Eu falo sobre as diferenças e mostro os pontos vantajosos e ruins de cada opção. No final, eu digo: “Faria a prova de TOEFL no centro de testes, especificamente num local que também seja uma escola de inglês.”

Mas, agora eu penso diferente e aqui está a razão:

Teste em casa em 2020

O que me fez mudar de ideia foi o maior problema que tinha com os testes em casa – as limitações nas anotações. Em 2020, quando o sistema começou, as restrições impostas aos testes em casa eram a impossibilidade de utilizar papel para fazer anotações. Isto deve-se à paranoia que as empresas de testes têm em relação à fraude. Se escrever notas em papel e as guardar, as empresas pensam que as pessoas podem passar essas notas a outra pessoa que esteja a fazer o mesmo teste. Isto deve-se ao fato de o ETS ter distribuído o teste por vários dias e a diferentes horas do dia. Assim, existe a possibilidade de outra pessoa no mundo poder estar a fazer o mesmo teste a uma hora diferente da sua.

O resultado é que tem 2 opções possíveis:

  1. Utilizar um quadro branco de tamanho A4 com um marcador.
  2. Utilizar um arquivo de plástico para papel transparente e colocar uma folha de papel branco no interior. (Isto dá-lhe 2 lados de A4 para escrever). Veja as imagens.

marcador de 2mmfolhas transpraencias

O problema com a opção 1 é que, em 2020, somente achei uma lousa branca de um lado só, vendida em papelarias como a Kalunga. Os marcadores também eram muito grossos – até 2mm.

O problema do número 2 foi encontrar um marcador que limpasse facilmente.

Como faço muitas anotações na seção de Listening e algumas notas na expressão oral (Speaking) e escrita (Writing), não tinha tempo para apagar as notas entre cada áudio. Estava mais preocupado em limpar o quadro branco do que em prestar atenção no conteúdo do teste. Não consegui relaxar entre os áudios!

O que mudou?

Então, vamos avançar para 2025. Na verdade, mudei de opinião no ano passado depois que um estudante que mora nos EUA me mostrou seu quadro branco e caneta marcadora que ele comprou na Amazon. O quadro (material MDF) é dupla face, o que ajudou muito, e o marcador mais fino (0,7mm) 

 

 lousa branca duas faces

 Em março de 2025, comprei um marcador de 0,5 mm, e agora pode ser a diferença embaixo.

 

marcador-0.7

Aqui são cópias das minhas anotações do mesmo áudio. Ao lado esquerdo = 0,7 mm e direito = 0,5 mm. Não parece muita diferença, mas fora da foto é muito mais fácil para ler a direita (0,5 mm). É menos nítido aqui, mas acho que na escrivaninha, ao vivo, prefiro. Por exemplo, na segunda linha, não posso ler minha última palavra (depois de “clay”) no esquerdo, devido à espessura da caneta, mas na direita, eu sei que a palavra é “Arctic”.

Não vale a pena fazer anotações se não puder ler para responder!